Total Visualizações

Seguidores

Parcerias

Parceria

Parceria

Parceria

Juliana Paula A. Dias. Tecnologia do Blogger.

Translate

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Filtro dos sonhos.

Olá gente. Hoje eu vou falar sobre o Filtro dos Sonhos. Todo mundo acha lindo e quer ter um, mas antes vamos entender o significado.


A história dos dream catchers (Filtro dos Sonhos).


Os sonhos desempenhavam um papel fundamental na vida dos Ojibwe. Para este povo que vivia na região dos Grandes Lagos americanos e que hoje também se espalha por outras regiões do Novo México, aprender a decifrar as mensagens reveladas nos sonhos era a tarefa mais importante que as pessoas tinham durante sua passagem pela Terra. Por causa disto, o dream catcher era uma ferramenta essencial.

O filtro de sonhos, como ficou conhecido em português, na verdade, não é um filtro, é uma teia. Os Ojibwe acreditam que, quando a noite cai, o ar se enche de sonhos, bons e ruins. Alguns destes sonhos, mesmo sendo pesadelos, podem conter uma mensagem importante do Grande Espírito para nós. Então, na verdade, estes sonhos são bons sonhos. Mas existem muitos outros sonhos e energias ruins flutuando à nossa volta e que não são nossos. Estes é que podem nos fazer mal. É justamente para separar estes sonhos e energias ruins que existem os dream catchers. 

A tradição manda que as teias coloridas sejam penduradas sobre o berço dos bebês e a caminha das crianças. Os sonhos bons, sabendo exatamente aonde ir, conseguem passar pelo buraco central da teia, ao passo que os sonhos ruins ficam perdidos e acabam presos nos fios. Quando os primeiros raios de sol surgem, os sonhos maus desaparecem. Os círculos são feitos com ramos flexíveis de salgueiros e revestidos com tiras de couro. 

Uma pena é colocada no centro, representando o ar ou a respiração, essencial para a vida. O bebê, observando a pena dançar ao vento, aprende uma lição sobre a importância do ar. Além disto, a pena de coruja, feminina, simboliza a sabedoria. A pena de águia, masculina, serve para dar coragem. 

Para captar os sonhos dos adultos, os dream catchers são trançados em fibra e não com ramos de salgueiros. Por isso são mais resistentes.


Como a Aranha deu a teia de sonhos para os seres humanos.
Existem muitas histórias relacionadas com aranhas e Mulheres-Aranhas entre as várias nações de índios americanos. Em muitas destas tradições, por exemplo, a Mulher-Aranha é um personagem fundamental e sábio, ora mensageira do Sol, ora avó do próprio Sol e organizadora da vida na Terra. Existem várias lendas relacionadas com os dream catchers. Esta que escolhemos é apenas uma das versões.

Uma aranha fiava sua teia próximo à cama da avó (Nokomi). Todos os dias ela observava a aranha trabalhar. Alguns dias depois, o neto entrou e, ao ver a aranha na teia, pegou uma pedra para matá-la. Mas a avó não deixou. O garoto achou estranho, mas respeitou o seu desejo. A velha mulher voltou-se para observar mais uma vez o trabalho do animal e, então, a aranha falou: Obrigada por salvar minha vida. Vou dar-lhe um presente por isso. Na próxima Lua nova vou fiar uma teia na sua janela. Quero que você observe com atenção e aprenda como tecer os fios. Porque esta teia vai servir para capturar todos os maus sonhos e as energias ruins. O pequeno furo no centro vai deixar passar os bons sonhos e fazê-los chegarem até você.
Quando a Lua chegou, a avó viu a aranha tecer sua teia mágica e, agradecida, não cabia em si de felicidade pelo maravilhoso presente: Aprenda, dizia a aranha. Finalmente, exausta, a avó dormiu. Quando os primeiros raios de sol surgiram no céu, ela acordou e viu a teia brilhando como jóia graças às gotas de orvalho capturadas nos fios. A brisa trouxe penas de pomba que também ficaram presas na teia, dançando alegremente e, por último, um corvo pousou na teia e deixou uma longa pena pendurada. Por entre as malhas da teia, o Pai Sol sorria alegremente. E a avó, feliz, ensinou todos da tribo a fazerem os filtros de sonhos. E até hoje eles vêm afastando os pesadelos de muita gente. Quem sabe não vai funcionar com você também?





O filtro dos sonhos virou moda, de todos os modos:




Filtro dos Sonhos em brinco! Curtiram? tenho um desse!



Tatuagem do Filtro dos sonhos.



Por ultimo, ensinando como fazer um Filtro dos Sonhos.

12 comentários:

Rafa Monteiro Makeup disse...

A tattou ficou linda, adorei!

Beijos mulher antenadíssima ♥

Unknown disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Unknown disse...

ain' eu acho mt lindo. O brinco é pft *-*
bjs

www.soentreamigas15.blogspot.com

Bruna ;) disse...

legal , gosteei do seu post!

Tá rolando sorteio no meu blog! venham conferir e participar também
http://papodabru.blogspot.com.br/2013/04/sorteio.html

Camila Flor disse...

são muuuito lindos, mas não sei bem se acredito no poder deles.... filtram e os sonhos são somente bons . Será ?? Enfim, ameei o blog, meeigo demais ! *-*

~ Blog Menina Linda

Unknown disse...

Obrigada a todas!!,se tiverem algum pedido de vidio ou de post é só me falar:g

Liny Silva disse...

Amei o post,amo filtro dos sonhos!!!
Bjus

http://blogluminoso.blogspot.com.br/

Caroly Assis |Sonhos Perdidos| disse...

o engraçado é que muitas vezes as gente deixa as coisas passarem batido ja tinha visto muitos desses e sabia que tinha uma historia boa mas não tanto assim!
gostei de saber e por mais que eu acredite que seja historias deu vontade de ter um no meu quarto e de brinco...pensandoo bem nem vou mais matar as aranhas do meu quarto ne? vai que....
bjãoooo
sonhos-perdiidos.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Achei interessante a história do filtro dos sonhos, e achei muito legal o tuto para fazer um, parece fácil :i
e eu adorei a tattoo :n
bjs!

relicariodasrafleur.blogspot.com.br

Unknown disse...

adorei :n parabéns lindo texto eu tenho um des dos meu 6 anos :) ele fica pendurado na porta do meu quarto

Suê disse...

Que linda a tattoo , *---*
Sempre tive vontade de ter um :(
Que tal dar uma passadinha por lá ? www.derepentenaotemidade.com/ beijos !

victoria lessa disse...

Amo os apanhadores de sonhos, já fiz até um post sobre eles!
Se eu fazer uma tattoo vai ser ele.

Beijooos :*
http://sigaseeucoracao.blogspot.com.br/